Acabamentos ideais para um casa com bicho de estimação
Não temos dúvida da alegria que um bichinho de estimação traz as nossas vidas, mas sabemos também que os cuidados com casa podem se tornar mais trabalhosos com eles, no quesito limpeza e manutenção. Pensando nisso reunimos aqui nossas dicas dos acabamentos ideais que vão ajudar a você gastar menos tempo cuidando da casa e mais tempo curtindo os fofinhos da sua vida.
Pisos
Vamos começar pela base, os melhores pisos para quem tem cães ou gatos são os porcelanatos, cerâmicas ou os vinílicos. São fáceis de limpar, resistentes a água, especialmente no caso dos cachorros que podem fazer xixi fora do lugar o porcelanato é o mais indicado, por ser possível lavar, já para os vinílicos não é indicado jogar água mas é possível limpar com pano úmido. Ambos os pisos que mencionamos são resistentes a riscos também, especialmente se for o porcelanato acetinado, as versões polidas, além de mais suscetíveis a riscos, podem deixar o ambiente escorregadio para os bichinhos. Se o seu piso for mais escorregadio é necessário colocar antiderrapantes em escadas por exemplo, para garantir a segurança dos pets.
Caso você já tenha um piso de madeira é interessante passar um selador para fechar os poros, evitando a infiltração dos dejetos fora de lugar.
Paredes
Cães e gatos as vezes põe as patinhas ou se esfregam na parede podendo deixar marcas, usar tintas laváveis na pintura e/ou uma cor mais escura pode ajudar na manutenção. Painéis em madeira, tijolinhos e papel de parede vinílico podem ajudar também.
Tapetes
Já para quem quer ter tapete as opções de fio baixo em materiais sintéticos, como o nylon, são boas opções por serem fáceis de aspirar e lavar. Existem também modelos em pvc que tem uma trama bonita e são mais fáceis ainda de lavar, pois não são de tecido, são opções geralmente indicadas também para quem tem alergia porque o acúmulo de pó é menor, portanto o acúmulo de pelos também será menor.
Estofados
Já no quesito estofados a escolha do tecido é bem importante para que a vida útil dos móveis seja a mais longa possível.
A mesma regra do tapete vale aqui, tecidos sintéticos são mais fáceis de limpar, as opções em couro náutico, microfibra e poliéster são mais indicadas.
Para manter a unha dos gatos longe do sofá e outros estofados é recomendado usar tecidos sem muita textura, o suede por exemplo, é muito requisitado pelos clientes que tem pet, existe até uma opção especial para quem tem bichos de estimação que é o suede animale. Como a trama é bem fechada os gatos não conseguem arranhar com facilidade esse tecido e desistem.
As cores também podem ajudar a disfarçar os pelos, tons neutros são melhores nesse caso, pois os muito claros ou escuros evidenciam as manchas e marcas que os bichinhos podem deixar. Usar mantas ou xales sobre o sofá no cantinho preferido do seu cãozinho ou gato também é uma boa opção, fácil de lavar e mantem o estofado protegido.
Cortinas
Se o seu bichinho se sente atraído pelas cortinas tradicionais de tecido uma boa opção é trocar por persianas, existem diversos modelos com aletas de alumínio, madeira, pvc e também as telas solares, são materiais mais resistentes que os tecidos delicados das cortinas e também são mais fáceis para limpar.
Ninguém precisa reformar a casa inteira para receber o bichinho de estimação, mas é possível ir adequando os ambientes conforme a necessidade e ir construindo aos poucos uma rotina mais simples e fácil.
Gostou das dicas? Se ficou com alguma dúvida deixe seu comentário que vamos responder.
Até o próximo post!