Etapas de uma Reforma: como funciona o cronograma
O que você deve fazer e se preparar antes de começar a reforma explicamos aqui. O assunto agora é sobre o que acontece na obra. Como já falamos também tudo vai depender do seu projeto e das necessidades do seu imóvel, pode ser que a sua obra tenha etapas diferentes, mas reunimos aqui os serviços mais comuns de serem executados numa reforma de interiores e a ordem que eles geralmente ocorrem. Essa etapa é chamada de Cronograma de Obra e além dos serviços terem uma ordem ideal para que não haja retrabalho, eles também terão uma duração e isso vai depender do tamanho do imóvel, da capacidade do fornecedor (número de funcionários à disposição) e da complexidade do serviço.
Se você for reformar seu apartamento é importante solicitar ao condomínio as regras para reforma, entrega e retirada de materiais, horário que a reforma pode acontecer, como funcionam as autorizações e etc.
Já para reformas de casas existe um pouco mais de liberdade, mas prevalece o bom senso para não aborrecer logo de cara seus futuros vizinhos.
Queremos lembrar que toda obra é única e alguns imprevistos podem acontecer, o cronograma nunca será um documento fixo e sim vai se adaptando conforme a obra vai caminhando e as necessidades dos fornecedores forem aparecendo, com isto posto, vamos lá:
- Ligação de energia: Se o imóvel for novo ou estiver com a energia desativada você vai precisar solicitar na companhia de luz da sua cidade a ativação da energia elétrica, será fundamental para o andamento da obra.
- Proteção: caso você vá manter itens existentes no imóvel eles devem ser protegidos durante a reforma. Plástico bolha, papelão, lona e fita adesiva serão necessários para manter tudo em bom estado até o final da obra.
- Demolição: Depois de tudo protegido a demolição pode ter início. Se a reforma for em apartamento é sempre bom apoiar os sacos de entulho próximo a pilares e espalhar pelo ambiente, evite concentrar um grande peso em apenas um local, o mesmo cuidado deve ser tomado em sobrados. Lembre-se que para descartar o entulho é necessário contratar uma caçamba especializada. Resíduos de obra não podem ser descartados no lixo comum.
- Reconstruções e Requadros: após a demolição finalizada vem a hora de fazer as reconstruções e requadros para montar o novo layout e dar acabamento aos vãos abertos.
- Instalações Elétricas e Hidráulicas: refazer ou relocar pontos de elétrica e hidráulica também exigem um pouco de demolição para abrir a passagem do encanamento e eletrodutos e depois o fechamento dos rasgos feitos na alvenaria. Essas etapas acontecem com a demolição e para a passagem de fiação para iluminação pode ocorrer na fase do gesso também. A infraestrutura para ar condicionado também ocorre nesta etapa.
- Gesso: Se você optar por ter forro de gesso é aqui que ele entra. Antes dos acabamentos e após as instalações de infra. Dessa forma os andaimes não estragam o piso que pretende instalar e a fiação já estará toda preparada para depois receber as luminárias.
- Amaciamento de alvenaria e portas: logo após os requadros, reconstruções e gesso chega a hora de iniciar a primeira fase da pintura, que é a regularização das paredes e forro com massa corrida e caso as portas sejam novas ou vão receber pintura também entram na conta.
- Pintura 1ª demão: após massear já é possível dar a primeira demão de pintura, apenas a primeira demão, e a última demão é sempre no final da obra.
- Instalação de bancadas de pedra: é ideal instalar as bancadas antes dos revestimentos de parede, para que a instalação das mesmas não danifiquem o revestimento.
- Revestimentos: A instalação dos acabamentos já pode ocorrer, porém devem ser protegidos durante o restante da pintura e entrega de marcenaria, principalmente pisos mais delicados como os de madeira, aqui nesta fase também entram soleiras, acabamentos de box, nichos de pedra no banheiro, rodapés.
- Luminárias, tomadas e interruptores: Com os revestimentos prontos e a primeira demão de pintura feita é hora de instalar luminárias no forro de gesso ou direto na laje, tomadas e interruptores e já deixar tudo funcionando.
- Limpeza grossa: Antes de receber marcenaria e/ou planejados e também box e espelhos é legal que o empreiteiro faça uma limpeza grossa no ambiente para facilitar o trabalho desses fornecedores, especialmente a mão de obra da vidraçaria que precisa aplicar seus produtos numa superfície limpa.
- Marcenaria e itens sob medida: Apartamento pronto para receber a instalação de móveis e outros itens sob medida. Esses fornecedores devem fazer medições no apartamento geralmente após a instalação do gesso e compensar a espessura dos revestimentos na execução das peças.
- Última demão de pintura: as instalações de móveis podem causar alguns danos na pintura, pois geralmente são peças grandes e algumas batidas podem acontecer, neste caso após essas instalações é feita a última demão de pintura para deixar tudo certinho e sem marcas.
- Limpeza final: Como a marcenaria pode ainda fazer alguma sujeira durante a instalação, a limpeza fina deve ocorrer após este serviço ser entregue.
- Entrega de móveis e eletrodomésticos: os eletrodomésticos embutidos devem estar na obra junto com a instalação da marcenaria, mas o restante dos itens comprados prontos idealmente deve ser entregue ou desembalado apenas após o apto limpo.
- Montagem e Produção: é nesta hora que o layout é finalizado e todos os itens vão para seus respectivos locais conforme a planta. Também a hora que a decoração é colocada no lugar e quadros, flores, e demais adornos dão o toque final na sua casa dos sonhos. É aqui que você tem aquele efeito uau de casa pronta para te receber!
Ah deixamos aqui mais uma dica, quando é feita uma reforma, a chave do seu imóvel passa pela mão de muitos fornecedores, sempre recomendamos que nossos clientes troquem pelo menos o miolo da fechadura para evitar qualquer aborrecimento.
Nem toda reforma vai ter todas essas etapas, algumas delas podem ser eliminadas em caso de aproveitar alguma coisa já existente no imóvel, tudo vai depender do projeto, mas mesmo assim são muitos detalhes que quem nunca reformou não consegue antecipar e pode se sentir perdido. Por isso é muito importante ter um projeto e um profissional que te guie durante este processo.
Ficou com alguma dúvida? Escreva para nós que vamos te ajudar com as etapas da sua reforma.
Até o próximo post!