Como Planejar sua Reforma em 3 Passos
Se você está de mudança para um novo endereço mas acha que o imóvel não é bem a sua cara, ou está insatisfeito com a sua casa hoje, pensando em reformar e não sabe bem como, este post é para você!
Vamos te contar os passos iniciais para se preparar para fazer uma reforma.
Faça listas e pesquise referências
Antes de sair contratando um pedreiro ou até mesmo um arquiteto, fazendo qualquer coisa sem planejamento, recomendamos que faça uma lista com tudo o que gostaria de modificar no ambiente, e com essa lista em mãos pesquise fotos de referência com as soluções e estilos que você gosta. Nós adoramos pesquisar no Pinterest, que é uma rede social onde você pode colecionar as imagens que mais gosta sobre vários temas, e tem muita referência legal de decoração por lá, com certeza vai conseguir encontrar seu estilo.
Recomendamos que você também busque referências sobre arquitetos, é legal que você contrate alguém que se identifique com o trabalho e tenha confiança.
Defina um teto de investimento e se planeje
É muito importante que você defina um teto de investimento para a sua reforma, dessa forma você consegue planejar o que caberá dentro do que pode investir, sem ficar com itens inacabados ou ter que simplificar o processo no meio da obra, não obtendo o resultado que esperava. Mas é importante ser realista, quanto mais intervenções quiser fazer no imóvel maior será o investimento.
Para ter uma ideia dos custos de uma reforma você pode pesquisar na internet o valor médio de materiais e mão de obra, mas só com um projeto em mãos, feito exatamente para as suas necessidades é que vai conseguir ter a real noção dos custos e também de quanto tempo a reforma irá durar, é aqui que entra o próximo passo.
Contrate um Arquiteto
Um arquiteto vai criar um projeto sob medida para as suas necessidades, expectativas e orçamento. Vai fornecer todo o suporte técnico também para que a obra siga de acordo com tudo que foi combinado na fase de projeto.
O período ideal para contratar um arquiteto é no mínimo 2 meses antes de quando pretende iniciar a reforma, mas se você for um pouco indeciso, para que tenha tempo de ponderar bem todas as decisões o ideal seria até incluir a mais 1 ou 2 meses nesse prazo. Todo o processo de criação de um projeto completo para reforma leva tempo, e é uma troca entre arquiteto e cliente, ambos os lados precisam estar focados no processo. Um projeto tem várias fases e tem os prazos de entrega variáveis de acordo com a complexidade da reforma, tamanho do imóvel, etc.
Para iniciar a obra o arquiteto deve fazer um cronograma, que conterá todas as fases e ordem dos serviços. Vamos abordar o cronograma num próximo post detalhadamente.
Com esses três passos você vai estar pronto para dar início a transformação da casa dos sonhos, com segurança e tranquilidade!
Tem alguma dúvida? Deixe seu comentário que vamos retornar.
Até o próximo post!