Os materiais ideais para fabricação de móveis

No post anterior a gente deu dicas de como decidir entre marcenaria sob medida, planejados e móveis prontos. Se você ainda não viu confira aqui.

E agora queremos dar continuidade neste assunto para que você possa comprar móveis feitos com materiais duráveis e de qualidade. Então o assunto deste post é sobre materais ideiais para fabricação de móveis sob medida/ planejados.

MDF

O mais ultizado hoje em dia é o MDF (Medium Density Fiberboard). O MDF é composto por fibras de madeira unidas por resina sintética por meio de compressão e calor. O resultado são placas maciças, uniformes e com boa durabilidade. Aceitam vários tipos de acabamentos como pintura, aplicação de lâminas naturais e melaminicas (fórmica), muitos já vem de fábrica com esses acabamentos melaminicos o que deixa a fabricação dos móveis mais prática eliminando uma etapa do processo. O MDF comum não é resistente a água, mas existem chapas com tratamentos especiais anti umidade e até anti chamas. São chapas bem versáteis que aceitam vários tipos de cortes e podem ser usadas para mobiliário e também porta e painéis.

Aglomerado e MDP

O aglomerado também é uma chapa criada a partir da prensagem de resíduos de madeira, resina e cola, mas tem um acabamento mais irregular e também é um pouco mais frágil que o MDF. O MDP (Medium Density Particleboard) é uma versão mais moderna do aglomerado, a diferença é que o MDP tem um melhor acabamento na superfície tornando a chapa melhor acabada. O MDP é uma alternativa mais econômica para a fabricação de móveis mais simples, sem muitos entalhes. A diferença entre essas duas opções e o mdf, é que as partículas usadas no aglomerado e mdp são mais grossas que no mdf, o que deixa a chapa mais rústica e um pouco menos resistente.

Compensado Naval

As chapas de compensado naval são comumente confundidas com o aglomerado, mas são um material superior. As placas são criadas a partir da sobreposição de lâminas de madeira perpendiculares prensadas e coladas, esse cruzamento da direção da fibra na hora de uni-las garante que a chapa suporte tensões maiores e aumente sua resistência. Pode ser usada, além da fabricação de móveis, em portas, pisos, forros, bancadas sendo também versátil na aplicação de acabamentos como o MDF. Inclusive seu topo é bem interessante pois tem as listras formadas pelas lâminas de madeira que pode ficar muito interessante estéticamente aparentes.

Existem outros tipos de compensados, também chamados madeirite que são mais usado em obra para fabricação de formas, tapumes e etc. Esses não recomendamos para móveis.

OSB

O OSB (Oriented Strand Board) é um material derivado da madeira, composto por pequenas lascas de madeira orientadas em camadas cruzadas seguindo uma determinada direção, que lhe conferem alta resistência e rigidez além de boa capacidade de isolamento acústico. É ecologicamente correto e reciclável, tem boa durabilidade inclusive na área externa. Por conta da sua superfície rugosa não aceita acabamentos laminados. É bastante usado em obras como tapume, mas também já foi usado em móveis, inclusive em mostras de decoração como uma alternativa bem acessível economicamente falando, com uma característica única e estética rústica/ industrial.

Madeira Maciça

A madeira maciça é a chapa cortada direto da árvore. São resistentes porém tem o custo mais elevado em relação as madeiras industrializadas. É bacana pensar em usar chapas maciças de reflorestamento para uma opção mais ecológica. Existem diversas espécies utilizadas em móveis, alguns entre os mais comuns são cumaru, pinus e cedro. Como tem um custo elevado achamos bacana usar para uma peça destaque, um móvel especial e exclusivo na decoração. A madeira natural não requer nenhum acabamento extra como lâminas ou pinturas, o bacana dela é deixar aparente os veios naturais, e finalizar apenas com um verniz PU, seladora ou cera mantendo o aspecto natural em evidência.

Madeira de Demolição

As chapas de madeira de demolição são sustentáveis, e ganham destaque pelo visual rústico também. Também apresentam grande resistência e são ótimas para criar peças especiais e com estilo próprio para os ambientes. Assim como a madeira maciça a madeira de demolição também não requer nenhum acabamento extra e o bacana realmente é ressaltar seu acabamento natural com as marcas do tempo e também pode ser finalizada com os mesmos produtos usados na madeira maciça.

Com essa super lista de materiais você não vai errar na hora de contratar uma marcenaria para fabricar os móveis da sua casa. Também vai conseguir saber porque o preço dos móveis pode variar tanto, cada material tem um custo, resistencia e durabilidade. Assim a comparação de preços fica justa e você sabe se está comparando mdf com mdf, ou se são itens diferentes.

O que achou das nossas dicas?

Ainda está indeciso de qual material usar? Escreve para a gente ;)

No próximo post vamos falar sobre acabamentos para estes materiais, folha natural, laminados melaminicos ou pinturas e como escolher qual o melhor para os móveis da sua casa.

Até mais! :)

Fonte aqui.