Glossário de Arquitetura #01: Fases do projeto

Hoje vamos iniciar uma nova sessão aqui no site. Sabemos que existem vários termos que nós arquitetos usamos mas que não são do dia a dia da maioria das pessoas e dos clientes também.

Os termos escolhidos de hoje são as fases do projeto, que muitas vezes causam dúvidas e confusão. Nós inclusive rebatizamos cada fase para que nossos clientes fiquem super inteirados de tudo que vai acontecer durante o processo do projeto.

Confira abaixo os termos mais usados:

1.png

Briefing

Briefing é o nome dado a conversa inicial entre arquiteto e cliente. É nesse papo que entendemos o que o cliente quer e precisa transformar no seu ambiente. Nós inclusive batizamos essa etapa de mapeamento dos sonhos. Poético, né?!

Estudo preliminar

Depois do briefing definido é nesta etapa do estudo preliminar que começam a surgir os primeiros desenhos para organizar e verificar a viabilidade das ideias. Aqui vão aparecer plantas layout, croquis, esboços e também imagens 3D.

Anteprojeto ou pré-executivo

O Anteprojeto é o pré detalhamento de tudo que foi definido na fase de estudo.  Esta fase do projeto é usada para pedidos de orçamentos e também para o projeto legal (em caso de aprovação com condomínio ou prefeitura).

Projeto Legal

Não é todo projeto de interiores que precisa ser apresentado à prefeitura (depende do uso e da função do imóvel). Em geral para reformas residenciais, quando há demolição, este projeto precisa ser apresentado ao condomínio e mostrar todas as intervenções que serão feitas que envolvam modificações estruturais como demolições, modificação elétricas e hidráulicas. Essa etapa do projeto geralmente é acompanhada pela RRT – Registro de Responsabilidade Técnica.

Projeto Executivo

O projeto executivo é um conjunto de detalhamentos que vão para a obra e para cada fornecedor, com tudo que foi especificado para virar realidade na obra da forma que foi planejado e aprovado nas etapas anteriores. Por isso geralmente elaboramos essa etapa após os orçamentos serem aprovados e for definido tudo que será executado.

Bônus: RRT

RRT – Registro de Responsabilidade Técnica é um documento digital que comprova que uma obra de arquitetura foi projetada, executada ou vistoriada por um arquiteto. O RRT é o registro que valida que o arquiteto responsável pela obra é um profissional reconhecido e registrado pelo CAU (Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil).

A ABNT NBR 16.280 (Reforma em edificações – Sistema de Gestão de Reformas) é a norma que determina a obrigatoriedade da contratação de um arquiteto nesse tipo de serviço.

A RRT vale um post a parte, você quer saber mais sobre a necessidade e obrigatoriedade deste documento exigido pelos condomínios? Deixe um comentário para nós!

Já conhecia esses termos?

Esperamos que esse post tenha te ajudado! Qualquer dúvida escreve para nós!

Até o próximo post!