Glossário de Arquitetura #03: Elementos Estruturais
Sabemos que existem vários termos que nós arquitetos usamos, que não são do dia a dia da maioria das pessoas, pensando nisso criamos uma sessão que chamamos de Glossário SM, para desmistificar o nosso trabalho, empoderar os clientes nas conversas com seus arquitetos e tudo ficar mais claro.
Os termos escolhidos da vez são os elementos estruturais, aqueles que não podem ser demolidos, pois é o que segura o prédio em pé. Selecionamos as estruturas que costumamos encontrar em um apartamento, que é o que mais lidamos no caso de uma reforma. Vamos lá!
Viga
Uma viga é um elemento estrutural sujeito a cargas transversais. Ela é um elemento estrutural no sentido horizontal. A viga é geralmente usada no sistema laje-viga-pilar para transferir os esforços verticais (o peso) recebidos da laje e outros elementos para o pilar. Os materiais mais usados para vigas são a madeira, concreto armado ou metal.
Pilar
Pilar ou coluna é o elemento estrutural vertical que recebe as cargas das lajes e vigas e distribui para a fundação ou alicerce. Os materiais mais usados para pilares são a madeira, concreto armado ou metal.
Laje
A laje é uma superfície plana estrutural que forma o piso de uma construção com 2 ou mais pavimentos e suporta as cargas (o peso) de tudo que vai acima dela e distribuí para as vigas e pilares. Existem diversos modelos de lajes.
Verga
A verga é um componente estrutural colocado sobre os vãos de abertura das paredes, como vãos de janelas e portas, com a finalidade de sustentar esse vão. No caso das janelas, na parte de baixo, temos as contravergas que dão apoio as janelas e evitam fissuras na alvenaria.
Alvenaria
Alvenaria são as paredes de tijolos ou blocos que fazem o fechamento da construção e cômodos. Quando construídas em conjunto com o sistema estrutural laje-viga-pilar em geral não são estruturais, podendo ser modificadas em reformas.
Alvenaria Estrutural
Alvenaria estrutural é um sistema construtivo autoportante, que significa que as paredes possuem a função estrutural suportando os pesos de toda a construção, dispensando o uso de vigas e pilares. É feita com blocos especiais cerâmicos ou de concreto e de acordo com os cálculos tem embutidos vergalhões metálicos para garantir a estabilidade. Quando os apartamentos são feitos neste sistema construtivo não é possível demolir nenhuma parede (a não ser que o manual do proprietário indique o contrário).
Bônus: Pilotis
Pilotis é um conjunto de colunas que sustentam uma obra e, ao mesmo tempo, deixam o pavimento térreo livre. É um clássico da arquitetura moderna, sendo um dos 5 pontos essenciais para uma obra ser considerada moderna de acordo com o Le Corbusier. Além de servir como apoio estrutural, os pilotis também podem agregar na estética do projeto.
Ainda tem alguma dúvida sobre estrutura? Deixe seu comentário!