7 Dicas para otimizar cozinhas pequenas
A cozinha é onde começamos o dia com um cafezinho e muitas vezes terminamos o dia lavando a louça do jantar. A cozinha nutre, reúne e transforma e aqui a gente precisa de muita praticidade, especialmente quando o espaço é pequeno. Cozinha mal planejada atrapalha nossa rotina e acabamos perdendo tempo precioso que poderíamos estar descansando, não é mesmo?
Pensando nisso selecionamos 6 dicas para otimizar seu espaço e criar uma cozinha bem planejada e decorada com seu estilo!
1 - Bancada Livre
Em geral cozinhas pequenas tem pouca área de trabalho disponível, então é interessante liberar o espaço da bancada utilizando itens de parede como escorredor, ganchos, prateleiras para temperos, suportes de utensílios, etc. Também é bacana pensar em embutir a lixeira para ter mais espaço para cozinhar.
2 - Eletrodoméstico do tamanho certo
Escolha eletrodomésticos pequenos, que tenham um tamanho adequado para o espaço. Cooktop e forno separados podem ajudar a ganhar espaço pois podem ser usados separadamente caso seja melhor para o seu layout.
3 - Prateleiras e nichos
Algumas cozinhas com layout linear não permitem armários em ambas as paredes, nesses casos opte sem medo por nichos e prateleiras. Sem contar que as prateleiras ajudam na sensação de amplitude do ambiente na comparação com armários fechados.
4 - Explore o espaço vertical
Um ótimo recurso para aproveitar todo o potencial de cozinhas pequenas é explorar o espaço vertical. Coloque armários aéreos onde puder, e aí nos nichos mais altos vão os itens pouco usados, e nos mais acessíveis os itens do dia a dia.
5 - Tenha apenas o que vai usar
Se o seu espaço é limitado é bacana pensar em investir em bons e poucos acessórios, ter apenas aqueles que você realmente vai utilizar e deixá-los à mostra. Também é bacana pensar em ter utensílios e eletroportáteis multifunção para otimizar o espaço dentro de armários.
6 - Ajudinha na sala
Se o espaço na cozinha é limitado que tal "emprestar" um espacinho da sala de jantar próximo a mesa para ter uma cristaleira ou buffet para ajudar a armazenar as louças, talheres e outros itens.
7 - Cozinha integrada
Nas cozinhas integradas com outros ambientes é bacana pensar em utilizar o mesmo acabamento nos 2 ambientes, não apenas na marcenaria, mas também no piso e nas paredes. Um ou mais acabamentos iguais ajudam na sensação de amplitude e tornam a mudança de ambientes mais sutil, levando o olhar mais longe sem rupturas bruscas.
O que achou das nossas dicas? Animou aí para colocar em prática?
Você já sabe, em caso de dúvidas deixe seu comentário ou escreva para nós nas redes sociais.
Até o próximo post!