Como decorar o imóvel alugado?

Sabemos que muita gente tem receio de investir em decoração num imóvel alugado, mas tem algumas coisas que podemos fazer para melhorar os ambientes que podem ser levadas na mudança, afinal de contas um contrato de aluguel tem uma duração longa e vale a pena cuidar do seu conforto neste lar. Para te ajudar nessa missão de morar com qualidade e deixar a casa sem graça para trás compartilhamos uma listinha com 5 passos, veja as dicas abaixo.

foto fonte deth to stock

foto fonte deth to stock

1- Como escolher os móveis?

O ideal é investir em móveis que podem ser utilizados e adaptados em outro imóvel. Mesmo que você compre algo sob encomenda o ideal é que possa ser desmontado/ transportado no caso de mudança. Móveis versáteis que podem ter mais de uma função também são opções legais e práticas.

 2- Vale a pena investir na infraestrutura?

Chamamos de infra tudo que não pode ser retirado do imóvel, como pisos, rodapé, revestimentos, pintura, bancadas. Alguns proprietários topam descontar do aluguel alguma melhoria no apartamento, outros não. Se tiver alguma coisa precisando de um up pense no custo da reforma deste item, principalmente se o proprietário não topar fazer um desconto. A conta desse valor do investimento deve ser diluído no aluguel, vai valer a pena arrumar esse imóvel ou procurar outro mais bem cuidado que talvez tenha um aluguel um pouco mais caro?

Investir em uma pintura especial é uma ótima ideia também, pois, geralmente quando o inquilino sai tem que entregar com uma pintura neutra, e paredes coloridas são uma opção de baixo custo e de alto impacto na decoração.

Também existem pisos vinílicos de modelo click, que não são colados e apenas encaixados sobre o piso que podem ser retirados reinstalados em outro imóvel. 

Para adaptações de elétrica se jogue no estilo industrial e utilize os conduletes metálicos para posicionar os pontos, quando for trocar de imóvel leve com você e comece de novo na casa nova. Para quem não gosta desse estilo, existem as fitas elétricas, que podem ser instaladas sem quebrar a parede e disfarçadas por massa e pintura, mas essa opção não dá para remover e reaplicar em outro local.

 3- Tapetes e cortinas, tem que ter?

Tapetes dão um toque aconchegante no ambiente e podem ajudar a esconder um piso mais caidinho (olha a dica esperta). Cortinas são essenciais para controlar a luz que entra no ambiente, garantir privacidade e ainda dar acabamento na decoração.

Os tapetes são mais fáceis de resolver comprando uma medida padrão, principalmente se o ambiente não for muito grande. No caso de um local grande, talvez seja necessário fazer sob medida para abranger o layout da melhor forma.

Já as cortinas são mais difíceis de acertar com modelos comprados prontos, mas não impossível. Porém nesses casos preferimos usar persianas, existem vários modelos, com aletas, tela solar, romanas que são mais fáceis de acertar, o importante é deixar uns 15cm de sobra da persiana em relação a medida da janela em todo o perímetro. Já para cortinas de tecido instaladas com trilho ou varão, o ideal (mas cada caso é um caso), é que a cortina seja do tamanho da parede onde está a janela, e para que ela possa ser adaptada em caso de mudança faça com volume extra (na barra e nas laterais) essa sobra de tecido garante um ajuste tanto na largura como na barra conforme a necessidade de um novo imóvel.

 4- Luminárias

Se o imóvel não tiver uma iluminação eficiente a regra continua valendo aqui, invista em modelos de sobrepor ou pendentes que podem ir para outro local com você. Se não quiser mudar nenhuma luminária de teto, invista em modelos de luminárias de piso e de mesa para complementar a iluminação e dar aquele clima aconchegante ou uma ajuda na leitura.

 5- Itens de decoração

Itens decorativos são ótimos nessas situações, pois é possível levar em caso de mudança, então abuse desse recurso para dar estilo para sua casa. Quadros, almofadas, objetos, vasos com arranjos, plantas, são a cereja do bolo na decoração, dão a sensação de casa bem cuidada e de casa completa. 

O que achou das dicas? Ainda tem dúvidas? Escreve para a gente!

Até o próximo post!