7 Dicas para decorar sua sala de estar como um profissional!

A sala de estar e tv é o ambiente que a gente usa para receber, relaxar e descansar. É o ambiente que dá as boas vindas à casa, geralmente interligado com o hall de entrada.

Porém também podemos utilizar este espaço para outras atividades como, comer, trabalhar, brincar, portanto a palavra-chave aqui é flexibilidade. Não existe uma única solução em decoração, explore as possibilidades até descobrir a que te deixa mais à vontade.

Mas como se guiar nesse mar de possibilidades? Existem alguns passos que você pode seguir para facilitar esse processo e criar uma sala que tenha a ver com você e a sua família, rotina e estilo. Veja na abaixo os 7 passos para decorar sua sala como um profissional.

7dicassaladeestar.png

1-      Escolha um fio condutor para sua decoração

Escolha um estilo para guiar suas escolhas. Pesquisar referências que te agradem podem dar pistas do estilo que você gosta. Usar alguma peça especial que queira manter no ambiente como ponto de partida para escolher outros móveis, cores e acessórios também é uma boa ideia.

2-      Sofá peça chave

O sofá provavelmente vai ser a maior peça e talvez a mais cara da sua sala, começar por essa peça também vai te ajudar a definir além do estilo o layout do ambiente, qual a melhor posição para o sofá? A partir daí organize sua sala com outras peças.

Na hora de escolher o sofá fique atento para o design, composição do tecido, conforto e durabilidade da estrutura e espuma. Em linhas gerais sofás com linhas mais retas são mais atemporais e mais fáceis de serem renovados no futuro. Tecidos sintéticos geralmente são mais duráveis e mais fáceis de limpar que os naturais que geralmente tem fibras mais delicadas. Madeira tratada e combinação de espuma com mola ensacada são bons elementos estruturais em um sofá. Conforto, qual modelo vai atender melhor o uso da sala?

 3-      Móveis de apoio

Os móveis de apoio como assentos extras e mesas de apoio são ótimos para aumentar os lugares para receber e deixar a sala mais funcional. Poltronas e mesas de centro vão bem em ambientes com tamanho médio para maior, espaços pequenos podem contar com banquinhos que servem tanto como mesa de apoio e como assento. Essas peças também são ótimas para decorar e acrescentar cor e personalidade ao ambiente.

 4-      Tapete

Tapete traz conforto, deixa tudo mais aconchegante, e também no caso dos ambientes integrados ajuda a setorizar os espaços. O tamanho ideal é que ele entre pelo menos um pouco sob os móveis como sofá e poltronas. Os tapetes podem ajudar a equilibrar o ambiente visualmente também, se paredes e móveis são mais neutros é possível apostar num modelo mais colorido, estampado e vice-versa, se os outros itens já tem bastante informação, um tapete mais neutro pode ajudar a “acalmar” o ambiente. Materiais como nylon e pvc facilitam a limpeza.

5-      Cortina

Cortinas e persianas ajudam a filtrar a luz natural e dar privacidade ao ambiente. Nós gostamos de modelos neutros e com pouco volume, como um coadjuvante no ambiente, trazendo conforto e aconchego discretos. Mas elas podem também colocar cor e mais textura no ambiente, tudo vai depender do estilo do seu ambiente e de quanto quer investir.

6-      Tv

Com a evolução das televisões e seus equipamentos de apoio as possibilidades de acomoda-la na sala aumentaram bastante, não é mais necessário ter um rack, embora possa ser uma peça útil, ela pode ser fixa diretamente na parede ou estar integrada a uma estante, tudo depende da sua necessidade.

7-      Luz artificial

Como a sala se tornou um espaço em que realizamos muitas funções ter diferentes fontes de luzes artificiais é um ótimo recurso para ter mais conforto. Uma luz geral funcional é necessária para atividades mais práticas, como a limpeza por exemplo, e as luzes decorativas deixam tudo mais aconchegante. Combinar plafon, spots e abajures ou arandelas pode ser uma boa estratégia, as luzes decorativas em sancas e marcenarias também são uma fonte de luz que deixa o ambiente mais estiloso e aconchegante.

Outros posts que podem te ajudar nessa tarefa de decorar sozinha:

Como planejar sua reforma em 3 passos
4 vantagens de contratar um arquiteto
Etapas da reforma: cronograma
Como definir um paleta de cores para seu ambiente
Como escolher o melhor tipo de móvel para sua casa
Como escolher acabamento para seus móveis sob medida
Dicas para decorar o imóvel alugado

E se você nos acompanha já sabe, qualquer dúvida deixe seu comentário ou escreva para nós que vamos te ajudar!

Até o próximo post!

(material de consulta: livro Projetando espaços: Áreas residenciais autora Miriam Gurgel, livro Decora por Maurício Arruda, além da nossa experiência de 10 anos trabalhando com interiores).